Trabalhos aprovados

 

AUTORES

 

TÍTULO

Alessandro Rasteli

Rosângela Formentini Caldas

A mediação cultural na biblioteca pública para a cultura de paz e integração social

Nicoly Isabelly Pereira Freire

Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda

Projeto Mediação e Conciliação: um caminho para a práxis da cidadania ativa, empoderamento e promoção da cultura de paz

Helena Pérez Beltrán

Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda

Educar en mediación como estrategia de pacificación en el ámbito escolar

Luciana de Souza Silva

Reflexões sobre espiritualidade e o campo religioso brasileiro.

Maria Cristiane Lopes da Silva

Francisca Eugênia Nogueira de Souza

Mediação escolar e cultura de paz

 

Pedro Marinho

Educação Popular em saúde e cultura de paz com população em situação de rua: leitura e escrita como empoderamento

Patrícia Pereira de Matos

Francisco Artemiro Araujo da Silva

Sergio Murilo Batista Barros          

Umbanda e Candomblé no currículo escolar: um diálogo para a paz

Daniele Leal de Carvalho Sampaio

Manuela Lustosa Guerreiro

A contação de histórias como ferramenta pedagógica de educação em valores humanos e espiritualidade

Renata dos Santos de Oliveira

Ellen Lara Pereira Silva de Oliveira

Educação e pacifismo é possível? Reflexões teóricas sobre questões educativas.

Ellen Lara Pereira Silva de Oliveira

Renata dos Santos de Oliveira

Estatuto da criança e do adolescente nas revistas em quadrinhos: produção de conhecimento sobre direitos humanos com a Turma da Mônica na escola pública

Thábata Saunders Uchôa Craveiro

Ana Patrícia da Silva Mendes Paton Viegas

Gênero e escola: os marcadores de gênero atravessados nas práticas pedagógicas da educação infantil

Maria da Cruz Soares da Cunha Laurentino

Maria do Carmo Alves do Bomfim

A cultura de paz na escola e o Projeto “Justiça Social, Cultura de Paz e Desenvolvimento Sustentável: caminhos para uma nova sociedade”

Cristiane e Castro Feitosa Melo

Alice Leite Martins

Nadielly Vitória Martins da Costa

Reaproveitamento da areia de formigueiro em fertilizante na horta escolar como contribuição a educação ambiental

 

Cristiane e Castro Feitosa Melo

Ana Waleska Jucá Guimarães

Raniele Ferreira do Nascimento

A experiência do inseticida natural na horta escolar como contribuição a educação ambiental

 

Luciana Rodrigues Cordeiro

Maria Neiara Assef Ribeiro

Emoções de crianças e adolescentes na escola - percepção em terapia comunitária integrativa

Luciana Rodrigues Cordeiro

Ângela Maria Alves e Souza

Nildene Saraiva Menezes Marques de Lima

Maria Fátima Maciel Araujo

Reiki – como ampliar a efetividade da aplicação

Ana Maria Teixeira Andrade

Luiz Botelho Albuquerque

Histórias de vida e formação: trajetórias e resistência

Maria Gorete Santos Jales de Melo

Cleane Marcelino de Souza

Diálogo entre educação e espiritualidade: um caminho para (auto)formação humana de educadores educandos

Yara Leticia Alves Camelo

Alan Abreu Noronha

Isa Holanda Mota

Maycon Meneses da Costa

A arte como instrumento para a contrução de uma cultura de paz por meio do Projeto Raízes Culturais do PIBID-Pedagogia/UFC

 

Adriano Ferreira de Paulo

Joselina da Silva

Violências Religiosas e os cultos afro-brasileiros: um desafio para educação

Maria das Dores Lima

Maria Vilma Neves de Lima

Andrea Moreira de Alencar Bezerra   Lima

Iracema   de   Oliveira   Machado

Silvana   Fernandes   Rodrigues Gondim

Germana Elisa Santos Rocha

Cartografando acontecimentos no Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção a Violência e Promoção da Cultura de Paz: o diálogo com a educação permanente em movimento

 

Paulo Sergio Barros

Virginia Gonfiantini

Kelma Socorro Lopes de Matos

Educação, diversidade cultural e valores humanos: o ensino de História e Cultura Afro-indígena na escola Maria José Medeiros, em Fortaleza-CE                         

Francisco Armando Vidal

Mayara Gondim Porto

O protejo como proposta de política pública preventiva da vulnerabilidade e violência juvenil em Fortaleza

Paloma Costa Andrade

A criação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos no Estado do Ceará: a Educação em Direitos Humanos como pressuposto para a consecução da paz positiva de Johan Galtung

Paloma Costa Andrade

A educação como instrumento de poder para a construção de uma Cultura de Paz

Roberta Bernardo da Silva

Educação para paz: processos cooperativos entre conflitos e acordos no ensino da arte no colégio da Polícia Militar do Ceará - CPMGEF –C

Maria de Fátima Mendonça da Silva

Desenvolvendo a cultura da cooperação da unidade e da consciência grupal

Maria de Fátima Mendonça da Silva

Stress docente: compreender e transcender

Rita Maria Greene

Projeto de Educação em Valores Humanos (EVH): Promovendo o despertar do profissional da saúde

Vera Lucia Rolim Salles

Nós somos um

Maria Selta Pereira

Rosimeyre Rodrigues de Sousa

Trocando o bullyng pela cultura de paz